X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

Especialidades

Geral

12/10/2013

Ginecologia

O Serviço de Ginecologia do Hospital Aristides Maltez foi iniciado em fevereiro de 1952 com os ginecologistas Carlos Aristides Maltez, Washington Maltez e Alexinaldo Portela, se tornando o primeiro serviço especializado em câncer ginecológico da Bahia. Desde o início os objetivos tinham  foco na realização de cirurgias ampliadas em câncer ginecológico e em trazer novas técnicas no campo da cirurgia.
 
Em 1958 a Liga Bahiana Contra o Câncer passou a ter como presidente o médico  Carlos Aristides Maltez  e o serviço de ginecologia passou a ser integrado pelo ginecologista Aristides Maltez Filho e Hélio Eloy Alves Dias. Sempre com o pioneirismo entre suas metas o serviço realizou a primeira laparoscopia pélvica diagnóstica  em 1970 e criou a técnica de amputação alargada para tratamento do carcinoma in situ do colo do útero.
 

Atualmente o serviço é especializado no tratamento dos tumores malignos e benignos do trato genital feminino e da região pélvica, incluindo retroperitôneo.
 
É formado por dois cirurgiões oncológicos e três ginecologistas especializados em oncologia ginecológica no próprio Hospital Aristides Maltez.
 
Dentre as doenças mais frequentes tratadas no setor temos os cânceres de colo de útero, ovário, endométrio, trompas, vagina e vulva. Realizamos a avaliação inicial (estadiamento) e o planejamento do tratamento. Este planejamento é realizado com opções de cirurgia oncológica alargada ou com técnicas minimamente invasivas, quando possível, ou integrado com os serviços de radioterapia e quimioterapia.
Nossos pacientes podem ter atendimento multidisciplinar (quando necessário) com os serviços de psicologia, nutrição, fisioterapia, programa de assistência ao paciente ostomizado, histeroscopia e colposcopia.
 

O câncer de colo de útero é o mais frequentemente admitido no serviço. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA/2012), o câncer de colo de útero é o segundo mais frequente entre as mulheres com 17540 casos.
 
Na Bahia 1030 casos e o Hospital Aristides Maltez admitiu 472 novas pacientes em 2012.
 
Seguindo o pioneirismo dos seus fundadores desde 2008 foram incorporados procedimentos terapêuticos com técnicas minimamente invasivas em cânceres ginecológicos, tendo hoje uma das maiores séries de casos do país. O desenvolvimento de técnicas no serviço possibilitou o intercâmbio técnico-científico com outras instituições de referência em oncologia ginecológica no país.
 
Como centro formador especializado o serviço de ginecologia participa do programa de residência médica 
em cancerologia cirúrgica do Hospital Aristides Maltez, sendo responsável pelo ensino e treinamento do tratamento dos tumores da pelve feminina e retroperitônio.
Listagem completa de notícias


Preencha os campos para efetuar sua inscrição.

Valor:

R$50,00 (Cinquenta reais ) - Estudante de Medicina /Odontologia

Valor R$100,00 (Cem reais) - Profissional

Forma de pagamento: Depósito bancário no Banco Caixa Econômica Federal
Agência: 1236
Conta Corrente: 918-1
Operação: 003
CNPJ: 15.180.961.0001-00
em nome da Liga Bahiana Contra o Câncer - LBCC, não sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de depósito no banco citado.