X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

Especialidades

Geral

24/10/2013

Anatomia Patológica

O QUE É PATOLOGIA?
O termo PATOLOGIA tem sua origem nas palavras gregas páthos (doença) e lógos (estudo) e compreende o estudo das manifestações das doenças nos tecidos, o seu mecanismo e suas causas. Às vezes, as lesões podem ser reconhecidas a olho nu (exame macroscópico), porém a sua natureza só é estabelecida ao exame microscópico (histológico). 
 
ATIVIDADE DO PATOLOGISTA
Em nosso serviço, o patologista se ocupa principalmente com o exame de amostras de tecidos e órgãos de pacientes oncológicos, utilizando diferentes técnicas histológicas e imuno-histoquímicas, que permitirão se alcançar o diagnóstico que direcionará a conduta terapêutica.
 
MISSÃO
A nossa principal responsabilidade é o estabelecimento do diagnóstico oncológico, procurando contribuir para melhoria da expectativa e qualidade de vida dos nossos pacientes. 
 
EXAMES REALIZADOS
Em nosso serviço, o diagnóstico preciso é possibilitado pela associação da histologia convencional à imuno-histologia. A longa experiência na área de oncopatologia, aliada a esta moderna tecnologia e  à atenção aos protocolos internacionais, garante um diagnóstico preciso nas diversas áreas, tais como:  ginecologia, mastologia, urologia, gastroenterologia, coploproctologia, cirurgia geral, ortopedia, pneumologia, dermatologia e  cabeça e pescoço, entre outras. 
 
Especificamente, o nosso serviço realiza os seguintes exames: 
 
- Citologia cervico-vaginal
- Citologia oncótica de: líquidos cavitários, órgãos profundos como tireóide, mama, pulmão, linfondos, glândulas salivares e outros.
- Estudo histopatológico de biópsias endoscópicas, biópsias incisionais e peças cirúrgicas (de órgãos).
- Diagnóstico intra-operatório, por exame de congelação
- Pesquisa de infecções em tecido, por colorações histoquímicas
- Estudo imuno-histoquímico para: determinação de sitio primário e  de fatores prognósticos em câncer de mama e outros orgãos.
- Imunfenotipagem de doenças linfoproliferativas e mieloproliferativas.
 
LABORATÓRIOS E COMPONENTES DO SERVIÇO
O serviço possui laboratórios de citologia, histopatologia, imuno-histoquímica, exame por congelação, exame macroscópico e salas de microscopia. Conta com 8 patologistas com título de especialista e com ampla experiência na área. 
 
CONTROLE DE QUALIDADE
O serviço de patologia é filiado à SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA e participa regularmente do programa de controle de qualidade promovido por esta entidade.
 
ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA 
O serviço possui pesquisadores com linhas de pesquisa em patologia mamária e hematopatologia, com vários trabalhos publicados. 

Estágios no nosso serviço fazem parte dos programas de residência médica do Hospital Aristides Maltez e do programa de residência em Patologia do Hospital Universitário Edgard Santos da UFBA. 
Listagem completa de notícias


Preencha os campos para efetuar sua inscrição.

Valor:

R$50,00 (Cinquenta reais ) - Estudante de Medicina /Odontologia

Valor R$100,00 (Cem reais) - Profissional

Forma de pagamento: Depósito bancário no Banco Caixa Econômica Federal
Agência: 1236
Conta Corrente: 918-1
Operação: 003
CNPJ: 15.180.961.0001-00
em nome da Liga Bahiana Contra o Câncer - LBCC, não sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de depósito no banco citado.