X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

Especialidades

Geral

18/09/2013

Física Médica do HAM

Apresentação
O Serviço de Física Médica do Hospital Aristides Maltez surgiu com a necessidade da incorporação de um físico, em 1963. Desde então vem atuando ininterruptamente na assistência aos serviços de radioterapia, bioimagem e medicina nuclear.
 
Introdução
Devido à importância das suas atividades e competências na área médica, os profissionais de Física Médica são bem reconhecidos e atuam, especialmente, em radioterapia, bioimagem e medicina nuclear.
Os trabalhos dos físicos são indispensáveis na utilização de tecnologias de ponta, por exemplo, aceleradores lineares, tomógrafos gama, sistema de braquiterapia de alta taxa de dose, tomógrafos de ressonância magnética, entre outros. Os físicos atuam no planejamento do tratamento, desde a seleção do feixe e dos campos de irradiação até a determinação da dose e da transferência das informações técnicas do procedimento. É responsável por todos os aspectos de dosimetria das radiações e controle dos equipamentos.
 
Atividades

Radioterapia
As principais atividades desenvolvidas são: dosimetria clínica, dosimetria física, controle da qualidade, radioproteção e treinamentos.

Na dosimetria clínica as atividades são baseadas em teorias físicas das radiações ionizantes. São realizados cálculos matemáticos complexos que variam desde os algoritmos unidimensionais aos tridimensionais, executados pelos sistemas de planejamento Eclipse (Teleterapia) e Brachyvision (braquiterapia), para a execução de planos de terapias.

Na dosimetria física são coletados dados dos feixes de radiação utilizados nos tratamentos. Esses dados são inseridos em protocolos internacionais de observância de parâmetros de dose absorvida e verificados sistematicamente. Utilizam-se, neste processo, dosímetro clínico, densitometro, fantomas geométricos, sistema de aferição de perfil de campo, dentre outros.

No controle da qualidade, realiza-se uma série de ações com o objetivo de assegurar que os tratamentos ocorram conforme planejados e com os parâmetros de qualidade em conformidade com os internacionalmente estabelecidos.

A radioproteção é um  conjunto de procedimentos que visam a segurança de trabalhadores, pacientes e público em relação a radiação ionizante. São recomendados por organismos internacionais, como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), regulamentada no Brasil pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

O Serviço de Física Médica coordena o curso de atualização para técnico em radioterapia, que ocorre anualmente.
 
Bioimagem
As principais atividades nessa área são: controle da qualidade, radioproteção e assessoria em protocolos de imagens.
 
Medicina Nuclear
As principais atividades nessa área são: controle da qualidade, radioproteção e assessoria em protocolos de imagens.
Listagem completa de notícias


Preencha os campos para efetuar sua inscrição.

Valor:

R$50,00 (Cinquenta reais ) - Estudante de Medicina /Odontologia

Valor R$100,00 (Cem reais) - Profissional

Forma de pagamento: Depósito bancário no Banco Caixa Econômica Federal
Agência: 1236
Conta Corrente: 918-1
Operação: 003
CNPJ: 15.180.961.0001-00
em nome da Liga Bahiana Contra o Câncer - LBCC, não sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de depósito no banco citado.