X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

Programas

Programas

29/07/2013

PAPO - Programa de Assistência aos Pacientes Ostomizados

Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco como, (exemplo: trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, do aparelho urinário). Este abertura (ostoma)se comunica com o meio externo através de um tubo, de uma bolsa ou de algo semelhante.

O Programa de Assistência aos Pacientes Ostomizados (PAPO)tem por objetivo prestar assistência, através de equipe multidisciplinar, acolhendo, informando/orientando e auxiliando o paciente e sua família no processo de elaboração, aceitação e reabilitação.

A equipe multidisciplinar é constituída de: Enfermeira, Psicóloga, Nutricionista, Assistente Social e Proctologista.

O atendimento acontece de forma individualizada e em grupo.  O PAPO  atua nos momentos pré, trans e pós operatório, implementando plano de orientação individualizado, discutindo cada uma das necessidades, sejam ela físicas, sociais ou psíquicas.

GRUPO DE AUTO AJUDA
Viabilizam-se encontros entre pacientes pré ? cirúrgicos, ostomizados recentes, já reabilitados e familiares. A atividade  é  desenvolvida segundo  os pressupostos  de troca de experiências  e de alternativas pessoais encontradas no processo de adaptação à nova condição, e favorece a aceitação da imagem corporal alterada, a reabilitação e a reintegração  social.

O Grupo de Autoajuda acontece na ultima sexta-feira do mês, das 10h às12hno Hospital Aristides  Maltez.

DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO
Ao indicar a ostomia, o médico encaminha o paciente para a consulta com a Enfermeira do PAPO. Em seguida, o paciente e seu familiar são atendidos pela Assistente Social epela Nutricionista e se integram ao grupo de autoajuda;se existir necessidade, encontro com a Psicóloga.

Duranteo  internamento, os profissionais  do PAPO visitam todos  os pacientes e fornecem as orientações necessárias. 

No momento da alta, o paciente é convidado para a próxima reunião do grupo de autoajuda e orientado a marcar retorno para acompanhamento individualno ambulatório do PAPO.
A equipe se reúne semanalmente, para discussão teórico-prática e de casos clínicos, bem como para avaliação do Programa e resolução de questões administrativas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Programa de Assistênciaaos Pacientes Ostomizadosatende  todos os pacientes  com ostomia, matriculados  no HAM.

Faz parte do programa a distribuição  de bolsas coletoras aos ostomizados carentes , com o objetivo de facilitar o processo de reintegração social.

No geral, verifica-se  que as pessoas atendidos  no PAPO antes da  cirurgia retomam  as atividades sociais  e profissionais  com maior rapidez e tendem a desfrutar de melhor qualidade de vida.
 

Listagem completa de notícias


Preencha os campos para efetuar sua inscrição.

Valor:

R$50,00 (Cinquenta reais ) - Estudante de Medicina /Odontologia

Valor R$100,00 (Cem reais) - Profissional

Forma de pagamento: Depósito bancário no Banco Caixa Econômica Federal
Agência: 1236
Conta Corrente: 918-1
Operação: 003
CNPJ: 15.180.961.0001-00
em nome da Liga Bahiana Contra o Câncer - LBCC, não sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de depósito no banco citado.