X
X
X
Home Home
Webmail Webmail
Frente Frente Frente Frente Frente
Fale Conosco Fale Conosco
Facebook
Busca Busca

Programas

Programas

30/07/2013

Mama Rural

Em parceria com a AVON, o HAM iniciou, em 2003, o projeto de detecção precoce de câncer de mama na zona rural do Estado da Bahia, em municípios com até 30.000 habitantes, distanciados até 200 Km da cidade de Salvador.

Objetivo geral: formação de agentes comunitários para triagem de mulheres, visando diagnóstico precoce do câncer de mama em populações rurais de localidades sem assistência específica.

Objetivos específicos: treino de agentes comunitários para realização de palestras, cursos e distribuição de folders educativos sobre o câncer de mama; treino de pessoas da comunidade para transmitir informações e selecionar as mulheres com indicação de mamografia; realização de mamografias em todas as mulheres selecionadas pelos agentes de saúde, em sua localidade, no carro (furgão) equipado com mamógrafo e processadora; garantia de complementação diagnóstica, tratamento no HAM (nas diversas modalidades) e acompanhamento para todas as mulheres com confirmação ou suspeita de câncer de mama; fortalecimento de vínculo entre as comunidades assistidas e o HAM independentemente de quaisquer fatores outros (político, religioso social).

As ações planejadas vêem sendo cumpridas a contento. O número de casos suspeitos excede as expectativas

De dezembro de 2010 a dezembro de 2012, por exemplo, foram realizadas 2.395 mamografias no furgão equipado, em 9 municípios: Cachoeira, Sapeaçu, Riachão do Jacuípe, São Sebastião do Passé, Teodoro Sampaio, Amélia Rodrigues, Inhambupe, São Francisco do Conde e Alagoinhas, com identificação de 15 casos suspeitos/positivos para câncer. Antes disso, de 2004 a 2010, 21.799 exames haviam sido efetuados em 23 municípios do estado, com descoberta de 21 casos suspeitos/positivos para câncer. Todas as pacientes com suspeição de neoplasia mamária foram matriculadas e tratadas.

Muitas cidades convidadas e treinadas não corresponderam com uma parceria adequada, obrigando a diminuição da abrangência do programa. Houve consideráveis dificuldades em determinados locais quanto a: localização e posicionamento do carro do mamógrafo; segurança do veículo e dos profissionais; qualidade da água e aporte de energia para a realização dos exames; problemas com equipamentos (mamógrafo, processadora e ar condicionado) e condições das  estradas.

Além da parceria com a AVON, em todos os municípios participantes da campanha criaram-se ou renovaram-se parcerias com as Secretarias de Saúde, que ofereceram local adequado para posicionamento do carro com ponto de água e energia, segurança, alojamento e alimentação dos funcionários e transporte.

O programa MAMA RURAL continua, com pequenos intervalos para manutenção dos aparelhos e veículo e reavaliação por parte dos profissionais

Listagem completa de notícias


Preencha os campos para efetuar sua inscrição.

Valor:

R$50,00 (Cinquenta reais ) - Estudante de Medicina /Odontologia

Valor R$100,00 (Cem reais) - Profissional

Forma de pagamento: Depósito bancário no Banco Caixa Econômica Federal
Agência: 1236
Conta Corrente: 918-1
Operação: 003
CNPJ: 15.180.961.0001-00
em nome da Liga Bahiana Contra o Câncer - LBCC, não sendo permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de depósito no banco citado.